Jeferson Couto apresenta projeto de moradias populares

Publicado em (07/05/2018 - 16h43)
Reunião ocorreu na Câmara, na tarde da última sexta-feira (4)   Imprensa/Câmara Reunião ocorreu na Câmara, na tarde da última sexta-feira (4)

O vereador Jeferson Couto recebeu em seu gabinete, na tarde da última sexta-feira (4), o vereador da cidade de Descalvado Reinaldo Ninja, para falar sobre o projeto de moradias populares que está sendo desenvolvido em Pirassununga desde meados do ano passado.

O vereador Ninja veio com o objetivo de conhecer o projeto para que ele também possa ser aplicado na cidade de Descalvado”, disse Jeferson. Em mais de trinta anos de existência, o projeto de moradias populares, idealizado pelo deputado estadual Marcos Zerbini, já teria beneficiado cerca de 27 mil famílias da capital e do interior de São Paulo.

A proposta parte do princípio de que cada pessoa pode adquirir o seu terreno depois de um processo coletivo, que tem início a partir da organização do grupo para a compra de uma determinada área e a discussão do projeto como um todo, levando em conta não só a obtenção de um lote para cada família, mas também a garantia de áreas coletivas para a implantação de áreas de lazer e de preservação do meio ambiente.

Ao adquirir a área, são verificados, por exemplo, quantos lotes cabem nela. A negociação do espaço ficaria a cargo de uma comissão eleita pelos participantes do projeto, responsáveis por cuidar de assuntos específicos da área adquirida, sendo seus integrantes pessoas do próprio local que se dispõem a trabalhar voluntariamente.

Além disso, cada área em construção tem um mestre de obras para orientar as pessoas, bem como fiscalizar se o andamento das obras está de acordo com o projeto, garantindo dessa forma a segurança das construções e a aprovação final. Todo mês, uma reunião é feita com o objetivo de encontrar soluções para eventuais problemas ou questões de âmbito geral da área.