Secretário de Saúde apresenta relatório parcial dos recursos aplicados na pasta

Publicado em (24/02/2017 - 14h59)
Durante a audiência, o secretário leu uma carta do Conselho Municipal de Saúde se posicionando sobre o relatório Imprensa/ Câmara Durante a audiência, o secretário leu uma carta do Conselho Municipal de Saúde se posicionando sobre o relatório

O secretário de Saúde de Pirassununga, Dr. Milton Dimas Tadeu Urban, esteve em audiência pública na Câmara Municipal de Pirassununga, na noite desta segunda-feira (20), para apresentar o relatório dos recursos aplicados na pasta durante o terceiro quadrimestre do ano passado, conforme prevê a lei complementar n°141, de janeiro de 2012.

Antes de iniciar a explanação, o secretário leu uma carta emitida pelo Conselho Municipal de Saúde, se posicionando sobre o relatório. Segundo o documento, "como restaram questões a respeito de alguns  gastos e também sobre a porcentagem  empenhada no terceiro quadrimestre de 2016, o posicionamento unânime dos conselheiros foi o de aguardar as respostas para as tais dúvidas".

Órgão colegiado de caráter permanente, deliberativ  e com poder de decisão, o conselho é formado por doze integrantes e tem, entre outras atribuições, a formação e o controle da execução da política de saúde do município e a aprovação de projetos a serem encaminhados ao Poder Legislativo.

Presente na audiência, a presidente do conselho, Patrícia Fernandes, explicou a decisão do órgão. "Recebemos esse relatório às 16h48 da quinta-feira passada (15), sendo que a nossa reunião estava marcada para as 7h30 de sexta-feira (16)", afirmou ela, prosseguindo: "E, se não temos acesso aos documentos antes para lermos, tirarmos as dúvidas e entendermos do que se tratam, não aprovamos".

Ainda segundo Patrícia, apesar de muitos dados do relatório serem facilmente interpretados, houve questionamentos por parte dos conselheiros em relação aos demonstrativos financeiros referentes ao período em questão. "E, por conta da mudança de gestão, nós não tínhamos para quem perguntar", disse.

De acordo com a lei complementar n°141, o prazo para a apresentação do relatório termina no final deste mês. O presidente da Câmara, Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho, o Leo, disse que cabe à prefeitura fornecer as informações necessárias ao conselho municipal para que uma nova audiência seja marcada. "Necessitamos que o Executivo cumpra seu papel e nos convoque para fazer essa reunião, visto que é prerrogativa sua", falou.

Em razão disso, o secretário de Saúde, Dr. Dimas Urban, focou sua apresentação apenas nas realizações da secretaria de Saúde durante o terceiro quadrimestre. "O que chama a atenção é o total de faltas nas consultas agendadas, mostrando uma falta de consideração do paciente com outros que realmente precisam da consulta", afirmou.

Segundo o secretário, um contato com o paciente por telefone ou por SMS para que ele possa confirmar presença na consulta seria uma alternativa para diminuir essa estatística.

"O número de exames laboratoriais também é algo absurdo para o quadrimestre. São números expressivos que acredito que, com uma meta e um protocolo, a gente consiga diminuir essa quantidade que provém dos médicos do atendimento à rede. Um deles chegou a pedir 35 exames para apenas um paciente", relatou Dr. Dimas.

O secretário falou ainda sobre o programa Remédio em Casa. "Foram distribuídos no ano passado mais de 2 milhões de comprimidos para quase dois mil pacientes cadastrados. Estamos equalizando o programa para que haja economia, visto que muito medicamento foi jogado fora", falou.