Vereadores vão à escola do Sesi explicar funcionamento do Legislativo

Publicado em (27/03/2017 - 10h50)
Vick (PROS) e Luciana (PROS) responderam a questões dos alunos do ensino médio Imprensa/ Câmara Vick (PROS) e Luciana (PROS) responderam a questões dos alunos do ensino médio

Qual a finalidade do Poder Legislativo? Como é feita uma propositura? Como são organizadas  as sessões ordinárias  na Câmara de Vereadores  que, em Pirassununga, são realizadas às terças-feiras? E caso alguém queira apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, como deve proceder?

A convite do professor de geografia Reinaldo Sebastião Barbosa Ferreira, os vereadores Edson Sidinei Vick (PROS) e Luciana Batista (PROS) estiveram, na manhã da última sexta-feira (17), respondendo a essas e a outras questões dos alunos do ensino médio da Escola Sesi de Pirassununga.

Neste ano, o Sesi-SP incorporou ao currículo dos estudantes  o "Eixo Integrador", cuja finalidade é integrar os conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares. Nos ensinos fundamental e médio, os eixos são divididos em quatro áreas: matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.

Entre os eixos trabalhados pelo professor Reinaldo, ao lado de outros docentes da escola, está o "consumo, logo existo". "Como o consumismo hoje é muito grande, nosso objetivo é fazer um projeto de lei relacionado à coleta de lixo em Pirassununga", explicou. "A intenção é que, até o final do ano, os alunos compareçam à câmara para apresentar esse projeto, que será encabeçado pelos dois vereadores."

Para ajudar os alunos nessa tarefa, o vereador Vick, munido de um exemplar da Lei Orgânica do Município, que foi distribuída a cada um dos estudantes, fez menção ao artigo 35, que trata justamente da participação popular na elaboração das leis municipais.

"Essa lei diz que a iniciativa popular, vedada sobre matéria de iniciativa privativa do Executivo  e do Legislativo,  pode ser exercida  pela apresentação  de projetos  de lei de interesse específico do município através de manifestação expressa de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado", afirmou o vereador, que completou: "Acredito que toda lei tem que partir daquilo que o povo quer e deseja".