Moradores do Mamonal reivindicam melhorias para o bairro

Publicado em (05/07/2018 - 14h43)
Reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (4) na Câmara Imprensa/Câmara Reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (4) na Câmara

Partiu da professora aposentada Conceição Moreira de Souza Pimenta, 71, o desabafo: “A gente espera sair daqui com soluções prováveis. De projetos a gente já ouviu falar muito. Até hoje, eles não se concretizam. Estamos cansados de ouvir que há projetos e verbas que nunca chegam ao bairro. Somos eleitores, pagamos nossos impostos, mas nada acontece.”

Moradora do Vertentes do Mamonal há cerca de vinte anos, Conceição reclama que o local está abandonado pela administração pública. Na tarde desta quarta-feira (4), ela e um grupo de moradores estiveram na Câmara, para reivindicar melhorias para o bairro. Solicitações que, em sua maioria, já tinham sido feitas ao Executivo, mas que não foram atendidas até o momento.

À reunião, presidida pelo vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho, também compareceram os secretários municipais José Salvador Fusca Machado (Obras e Serviços), Valdir Rosa (Meio Ambiente) e Paulo André Silva Tannús (Segurança Pública), e o superintendente do Saep (Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga), João Alex Baldovinotti.

A presidente da Amovema (Associação dos Moradores do Bairro Vertentes do Mamonal), Regiane Susi da Silva, disse que os moradores estavam ali para reivindicar “o básico”. “Não é nada complicado. São questões ligadas ao asfaltamento, à estação de tratamento de esgoto e à manutenção das rotatórias, alamedas e lombadas. Também pedimos uma linha de ônibus circular e um centro comunitário, porque hoje temos as nossas reuniões nas casas dos moradores”, explicou.

Durante a reunião, boa parte dos questionamentos dos moradores foram dirigidos ao titular da pasta de Obras e Serviços, responsável pela construção de obras públicas e pela abertura e pavimentação de ruas da cidade, conforme informa o site da prefeitura de Pirassununga.

Machado disse que a prefeitura enfrenta hoje dificuldades “em termos de material e de máquinas”, mas que “vai tentar fazer alguma coisa” no bairro. “A gente pegou [a administração] com poucas máquinas. Hoje, por exemplo, eu não tenho nenhuma pá carregadeira. Além disso, a gente depende de cronograma e de um parecer do Executivo para executar certos serviços. A gente não tem essa mobilidade que vocês pensam que a gente tem. Essa reivindicação [dos moradores] é uma coisa extensa, é uma coisa que não fica barata, mas podemos conversar com o prefeito e ver se ele autoriza fazer um levantamento de custos para que seja feita a pavimentação no bairro”, disse.

De concreto, os moradores saíram da Câmara levando as seguintes promessas dos representantes do Executivo: a instalação, até o final deste ano, de uma estação elevatória de esgoto no bairro; e a colocação, em breve, de postes de iluminação em pontos considerados escuros.

O secretário de Segurança Pública, Paulo Tannús, acrescentou ainda que “vai verificar a situação das lombadas”. “Porque se elas estiverem deterioradas, danificadas, eu preciso primeiro que a secretaria de Obras faça o recape delas. Hoje, nós estamos com falta de tinta no departamento, mas, assim que sair a licitação para a compra das tintas, a gente vai atender”, garantiu o secretário, que também prometeu ao grupo que, “sempre que possível”, vai disponibilizar uma viatura da polícia para fazer o patrulhamento preventivo na região.

Autor do requerimento de convocação da reunião, o presidente da Câmara, Leo Sampaio, afirmou, ao final do encontro, que todas as reivindicações dos moradores serão encaminhadas ao prefeito Ademir Lindo. “Vou colocar no papel todas essas solicitações que foram feitas nesta Casa no dia de hoje, transformá-las em indicações, passar para os vereadores assinarem e depois encaminhá-las ao Executivo, para que ele tome conhecimento de tudo o que foi dito aqui”, disse.