Vereadores se manifestam sobre suspensão de concurso para professor em Pirassununga

Publicado em (01/10/2018 - 15h37)
Fala ocorreu após denúncias de irregularidades durante aplicação das provas Imprensa/Câmara Fala ocorreu após denúncias de irregularidades durante aplicação das provas

Os vereadores que ocuparam a tribuna na sessão de terça-feira (25) se pronunciaram sobre o concurso para professor realizado pela Prefeitura de Pirassununga no último dia 16 de setembro. O concurso foi suspenso após denúncias de irregularidades durante a aplicação das provas. Candidatos afirmaram que houve superlotação das salas e uso de celulares. Durante a sessão, os vereadores cobraram providências do Executivo. Seis deles – Luciana, Vick, Wallace, Paulo Rosa, Leo Sampaio e Zé Castro – fizeram, inclusive, um pedido de informações. A seguir, trechos de suas falas:

Vitor Naressi: “A empresa ganhou a licitação, e a informação que nós temos é que alguns requisitos não foram cumpridos. Todos os vereadores da Câmara estão acompanhando esse fato, e nós estaremos apoiando vocês no que for necessário.

Edson Sidinei Vick: “Nós, vereadores, estamos preocupados com essas ilicitudes que aconteceram neste concurso. É uma situação que realmente afronta a dignidade dos concursandos. Fizemos um pedido de informações ao chefe do Executivo e estamos na expectativa, no aguardo das informações. Estamos atentos também a toda manifestação que está sendo feita junto ao Ministério Público.

Paulo Rosa: “A secretaria de Educação tem que cancelar esse concurso urgentemente. Já tem mais que prova cabal de que as pessoas foram lesadas. Não há legalidade no concurso. Além da perda das pessoas, o município perde também. Porque sem o concurso, sem a contratação dos profissionais, a rede municipal de Educação não consegue se organizar para o próximo ano.

Zé Castro: “O que queremos é aguardar a verdadeira informação referente aos reclamos dos candidatos para os cargos, que fizeram muito bem em procurar seus direitos dentro do Ministério Público da nossa cidade.”

Jeferson Couto: “Eu quero receber a resposta do pedido de informações para que eu consiga junto com os outros vereadores continuar a fiscalização em cima desse assunto, pois os candidatos se sentiram lesados.

Wallace Ananias: “Com certeza, o concurso vai ser anulado. Isso aconteceu aqui na Câmara cerca de dois anos atrás, e o concurso foi anulado dentro desse rito processual. Os interessados entram com a ação, entram com os pedidos, é feita a análise e obviamente vai ser cancelado o concurso e nós vamos estar paralelamente fiscalizando isso.

Leo Sampaio: “Me reuni com os professores hoje antes da sessão e tive a oportunidade de entender um pouco o que aconteceu. O que me causa espanto é saber que essa empresa [responsável pelo concurso] tem dado problema em todo lugar onde ela passa e ainda não se criou um sistema para impedir que essa empresa participe de processos licitatórios.