O vereador Carlos Luiz de Deus (PP), o Carlinhos, encaminhou nesta semana um anteprojeto de lei ao Executivo sugerindo a criação de um banco comunitário de cadeira de rodas na cidade que ofereça, gratuitamente e sob a forma de empréstimo, cadeira de rodas, muletas, bengalas, andadores e outros aparelhos necessários para a locomoção de pessoas acamadas, com deficiência ou mobilidade reduzida.
Segundo o anteprojeto, caberá à secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social o gerenciamento do estoque, mantido e formado exclusivamente por doações de pessoas físicas ou jurídicas, bem como de órgãos governamentais, podendo ser promovidas campanhas de doações junto às empresas parceiras do banco.
Segundo Carlinhos, o poder público tem a responsabilidade de fornecer meios para promover a inclusão social. “Isso proporciona mobilidade e autonomia às pessoas com deficiência, permitindo que usufruam de espaços com mais segurança, confiança e conforto”, registrou o vereador, que, em outra propositura, pediu ainda à prefeitura que realize um loteamento público-privado de casas populares na Vila Santa Fé, para que as famílias de baixa renda possam sair do aluguel.
O edil encaminhou ainda um requerimento ao deputado federal Carlos Alberto da Cunha solicitando R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos e ferramentas para a secretaria municipal de Obras e Serviços.
Autoria: Imprensa/Câmara