Entre as propostas para a melhoria da saúde do município, a vereadora Luciana Batista (Republicanos), a Luciana do Léssio, indicou ao Executivo nesta semana a instalação do Programa Poupatempo da Saúde em Pirassununga.
Em propositura assinada com o vereador Wellington Cintra, a vereadora explica que o programa seria integrado ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), com acesso pelas unidades básicas de saúde onde o morador é cadastrado. Após um atendimento clínico inicial, os pacientes podem ser encaminhados para médicos especialistas, caso necessário.
“O objetivo é proporcionar mais dignidade e qualidade de vida aos moradores”, disse. Outra indicação apresentada pelos vereadores foi a criação do Ame + Digital, modelo de atendimento à saúde que alia a modernização do sistema à ampliação do acesso à população. Luciana frisou que a criação dessa ferramenta tem como objetivo melhorar a agilidade nos atendimentos e reduzir a carência de médicos especializados.
Em outra indicação, a vereadora sugeriu ao prefeito a reabertura do Posto de Atendimento Médico (PAM) 24 horas, na zona norte. O objetivo é aliviar a pressão sobre a Santa Casa e as unidades de saúde, oferecendo mais comodidade aos moradores. Luciana também ouviu pedidos para o retorno do Programa Remédio em Casa. “Esse programa facilitava o acesso a medicamentos essenciais, evitando que os moradores, especialmente idosos com comorbidades, precisassem se deslocar até as farmácias”, justificou.
Por fim, a vereadora também destacou a importância do cumprimento da Lei nº 6261/2023, de sua autoria, que determina a divulgação de débitos de IPTU nos carnês do imposto. Ela ressaltou que a medida contribui com a arrecadação municipal permitindo que os cidadãos cumpram com suas obrigações.
Autoria: Imprensa/Câmara