Logotipo Câmara Municipal de Pirassununga
Menu Principal

Em requerimento a governador, Luciana pede inclusão dos coveiros no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19

Publicado em (23/02/2021 - 18h24)
Presidente da Câmara encaminhou pedido semelhante ao Executivo municipal Imprensa/Câmara Presidente da Câmara encaminhou pedido semelhante ao Executivo municipal

Na semana passada, a presidente da Câmara, Luciana Batista (Republicanos), a Luciana do Léssio, encaminhou um requerimento ao governador do Estado, João Doria, pedindo a inclusão dos coveiros no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. 

Segundo a vereadora, por lidarem com a etapa final da vida e muitas vezes terem que realizar o sepultamento de pessoas que morreram por covid-19, esses profissionais estão mais sujeitos ao contágio, assim como os profissionais de saúde. 

“Os coveiros estão na linha de frente. Não desmerecendo as outras categorias, mas a gente sabe que eles são essenciais, é prioridade”, disse a vereadora, durante a sessão ordinária da semana passada. Ela encaminhou pedido semelhante ao Executivo municipal. 

Saúde – Luciana encaminhou ainda diversas indicações para a área da Saúde. Em tempos de pandemia, ela cobrou, por exemplo, que o Programa Remédio em Casa, regulamentado pela Lei nº 4.546/ 2014, volte a ser realidade no município. 

O programa, que consiste na entrega domiciliar de medicamentos para portadores de doenças crônicas e pessoas com mais de 65 anos de idade, visa a contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde dos pacientes, evitando-se aglomerações nas unidades de saúde.

Em outras indicações, a vereadora pediu ainda a instalação de  aparelhos de ar-condicionado no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Zona Norte, a informatização de todas as unidades de saúde e a criação de um Centro de Saúde da Mulher em Pirassununga, com especialidades voltadas ao público feminino. 

Luciana sugeriu ainda a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na zona norte, cobrou a regularização da coleta de lixo no Vertentes do Mamonal e defendeu a presença de mais varredores de ruas nos bairros. “Os bairros estão sem varredores, a maioria deles estão em desvio de função”, disse. 

Saep - A vereadora apresentou também na semana passada uma indicação propondo que a coleta de lixo na cidade passe a ser realizada pelo Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga (Saep). 

Hoje, a responsabilidade pelo trabalho é da secretaria municipal de Obras e Serviços. Para justificar a mudança, a vereadora se baseou na Lei Federal nº 11.455/2007, que estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico. 

Segundo a lei, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos devem fazer parte do saneamento ambiental integrado aos serviços de água e esgoto, drenagem e gestão ambiental. “O Saep tem condições de assumir esse trabalho”, afirmou.

Autoria: Imprensa/Câmara