Logotipo Câmara Municipal de Pirassununga
Menu Principal

Luciana protocola requerimento questionando morte de bebê atendido na Santa Casa

Publicado em (28/02/2019 - 16h26)
Documento foi assinado também pelos vereadores Paulinho do Mercado e Leo Sampaio Imprensa/Câmara Documento foi assinado também pelos vereadores Paulinho do Mercado e Leo Sampaio

Membro da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa Humana, a vereadora Luciana Batista (Pros) protocolou nesta semana um requerimento cobrando esclarecimentos da Santa Casa de Pirassununga referente à morte de um bebê de cinco meses atendido no local no dia 13 deste mês.

Assinado também pelos vereadores Paulinho do Mercado, presidente da comissão, e Leo Sampaio, o requerimento foi endereçado ao provedor da Santa Casa, Edinaldo Barbosa Lima.

No documento, os vereadores querem saber se o hospital abriu um procedimento interno para apurar o caso. Pedem também que a Santa Casa informe se nos dias 13, 14 e 15 havia médico pediatra de plantão na unidade.

“Segundo consta, é obrigatória a presença de um médico pediatra nos plantões de urgência e emergência, ou ao menos um plantonista a distância, algo que não teria acontecido, conforme denúncias que chegaram até esses vereadores”, registraram.

De acordo com relato de familiares, o bebê Isaac Lemoel Ferraz Ribeiro chegou à Santa Casa no dia 13 fragilizado e com dores. Após ser medicado e liberado, seu quadro teria se agravado nos dias seguintes com o aparecimento de convulsões.

Como Pirassununga carece de uma UTI Neonatal, ele precisou ser transferido para o hospital de Araras, onde teria chegado sem vida. “O diagnóstico tardio de meningite, a falta de um especialista de plantão (pediatra) e a demora no transporte para a UTI Neonatal foram as causas para o óbito do menor”, apontam os vereadores no requerimento.

 

Autoria: Imprensa/Câmara