Vitor sugere que unidades de saúde ampliem horário de atendimento

Publicado em (16/05/2019 - 16h15)
Segundo vereador, ministério da Saúde anunciou mais recursos para unidades que estenderem tempo de funcionamento Imprensa/Câmara Segundo vereador, ministério da Saúde anunciou mais recursos para unidades que estenderem tempo de funcionamento

O vereador Vitor Naressi (MDB) propôs à administração municipal nesta semana, através de indicação, que amplie o horário de atendimento das unidades de saúde do município, em especial daquelas mais afastadas da região central.

A sugestão do vereador ocorre após o Ministério da Saúde anunciar em abril que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estenderem seu horário de atendimento serão beneficiadas com mais recursos do Governo Federal.

As unidades que aderirem à proposta deverão funcionar entre 60 e 75 horas semanais, sem intervalo de almoço, podendo complementar as horas aos sábados e domingos.

A medida prevê que a população tenha acesso aos serviços básicos, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), recém-nascidos e gestantes, aplicação de vacinas, consultas pré-natal, entre outros procedimentos, durante os três turnos.

“Diante da diminuição de atendimento de algumas unidades de saúde, seria conveniente que a administração municipal estude meios de participar dessa iniciativa”, registrou o vereador.

Para a área da saúde, Vitor sugeriu ainda, em outra propositura, a confecção de cartazes e folders para conscientizar a população sobre a importância de comunicar previamente as unidades de saúde em caso de desistência de consultas e exames.

“O não comparecimento às consultas e a falta de comunicação prévia geram prejuízos à saúde dos outros munícipes que aguardam por vaga e atendimento”, justificou.

Recapeamento – O vereador apresentou ainda uma indicação pedindo o recapeamento da avenida Duque de Caxias Norte, próximo ao Parque Clayton Malaman, onde, segundo ele, “o leito carroçável está em péssimas condições de tráfego devido aos buracos lá existentes”.