Câmara faz audiência com participação do prefeito Mantovani

Publicado em (10/11/2022 - 16h42)

A Câmara realizou, na noite da última segunda-feira (7), uma audiência pública para discussão dos projetos de lei nº 268, 269 e 270, de autoria do Executivo, que incluem a transferência a consórcios públicos no plano plurianual de investimentos de 2022 a 2025 e nas diretrizes orçamentárias de 2022, autorizando a abertura de crédito adicional de cerca de R$ 250 mil no Orçamento vigente.

O objetivo é que a municipalidade passe a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde na região metropolitana de Campinas – Norte – Cismetro. “O consórcio cria uma ferramenta de gestão que permite aos gestores ter tudo na mão para poder fazer aquilo que precisa ser feito e com todas as necessidades oferecidas pelo consórcio – médicos, enfermeiros, além de exames e procedimentos”, explicou o prefeito de Pirassununga, José Carlos Mantovani, acompanhado na ocasião da secretária municipal de Saúde, Kellen Cristina Vieira da Matta.

Segundo o chefe do Executivo, a adesão ao consórcio tem o propósito de acabar com filas de espera por exames e consultas. “Ficou bem claro que a Saúde necessita de urgentes reformas e decisões. Quando assumimos a gestão, em janeiro deste ano, a Santa Casa estava à beira de fechar as portas e, hoje, estamos passando por uma situação difícil também nas unidades de saúde básica”, contou.

A secretária de Saúde foi na mesma linha e disse que a mudança visa a aprimorar o atendimento à população. “Hoje, se nós temos dificuldade em atender uma especialidade, dermatologia por exemplo, eu posso fazer a contratação de um dermatologista para suprir essa carência através do consórcio”, afirmou.

Entre outros pontos abordados e alguns questionamentos, os vereadores pediram aos representantes do Executivo para que não deixem faltar médicos nas unidades. Mais tarde, durante sessão ordinária, os edis aprovaram em regime de urgência os três projetos.