Câmara promove nova reunião sobre mortandade de abelhas

Publicado em (14/12/2018 - 16h50)
Realizado na noite desta quinta-feira (13), encontro teve a presença de representantes da secretaria de Agricultura do Estado Imprensa/Câmara Realizado na noite desta quinta-feira (13), encontro teve a presença de representantes da secretaria de Agricultura do Estado

Na noite desta quinta-feira (13), a Câmara de Pirassununga realizou, no Plenário Dr. Fernando Costa, mais uma reunião para discutir o problema da mortandade de abelhas no município, desta vez com a presença dos representantes da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Ane Veronez e Dilson Zamariolli.

Além deles, compuseram a mesa da reunião, presidida pelo vice-presidente da Casa, Edson Sidinei Vick, os secretários municipais Valdir Rosa (Meio Ambiente) e Natal Furlan (Agricultura) e o presidente da Assapira (Associação de Apicultores de Pirassununga), João Manoel Armanim Plenco. A vereadora Luciana Batista, que através de requerimento formalizou o encontro junto com Vick , também esteve presente.

O problema tem preocupado os apicultores da região. Com as perdas, provocadas em boa parte pelo uso de agrotóxicos, eles querem saber o que pode ser feito para reverter esse cenário. “O que tem acontecido é uma mortandade em massa de colmeias em virtude de pulverizações aéreas e por trator. São casos que vêm ocorrendo sucessivamente”, disse o presidente da Assapira, João Manoel.

A funcionária da secretária de Agricultura Ane Veronez sugeriu aos presentes que formalizem as denúncias envolvendo casos de mortandade junto ao escritório regional da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. “Se possível relatando os últimos casos, porque senão os colegas fiscais não sabem nem por onde começar”, disse.

Ela defendeu ainda o trabalho de conscientização feito pela secretaria. “Se está acontecendo o problema, de que forma a gente pode ajudar? Está faltando uma educação sanitária, está faltando um esclarecimento? Porque só o processo em si não resolve o problema”, explicou.

A funcionária da pasta da Agricultura sugeriu também que, para futuras reuniões, sejam convidados outros órgãos ligados ao tema, como a Anvisa e o Ibama. “O principal órgão que deveria estar aqui com a gente é o Ibama, porque é ele quem determina se um produto pode ser utilizado ou não para aquela cultura, é ele quem faz a análise da toxicidade para abelhas e é ele quem dá o aval se aquele produto pode ou não ser utilizado”, falou.

Ao final do encontro, o vice-presidente da Casa, Edson Sidinei Vick, destacou o papel do Legislativo de Pirassununga em tentar contribuir com o debate. “Tenho certeza que nós, da Câmara Municipal, estaremos participando cada vez mais trazendo esclarecimentos através de outras reuniões com esse objetivo.”