Produtor rural é reconhecido pela implementação de um modelo agrícola baseado em práticas sustentáveis
A Câmara realizou, na noite desta segunda-feira (21), a entrega do diploma “Agricultor do Ano” ao produtor rural Idelson Luis Converso, em solenidade que reuniu autoridades, familiares e amigos do homenageado.
Instituída pelo decreto legislativo nº 292/2017, a cerimônia foi presidida pelo vereador Wallace Bruno, presidente da Câmara, e contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Ventura; do presidente do Sindicato Rural de Pirassununga, Luiz Carlos Gomes da Cruz; e da secretária-geral da OAB local, Kenea Karoline Tobias.
O discurso de homenagem foi lido pelo vereador Carlos Luiz de Deus, que destacou a trajetória de Idelson. “Hoje voltamos nosso olhar a um filho de Pirassununga que transformou sua história em um verdadeiro legado de trabalho, resiliência e amor pela natureza”, afirmou.
Nascido em 20 de março de 1975, Idelson foi criado no bairro Matão e iniciou seu contato com a terra aos sete anos de idade. Filho de Antônio e Tereza Converso, ele herdou dos pais não apenas o ofício de agricultor, mas também a consciência de que cultivar a terra é uma missão.
Nos anos 1990, no Sítio Santa Rita, implementou um modelo agrícola baseado em práticas sustentáveis, preservação ambiental e manejo responsável dos recursos naturais.
Entre irrigação de baixo impacto, reflorestamento e cultivo manual, não demorou para que a propriedade de Idelson se tornasse referência na produção de hortaliças. Além da atuação no campo, o “agricultor do ano” é reconhecido por sua disposição em compartilhar conhecimentos com outros produtores rurais.
Durante seu pronunciamento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Ventura, fez questão de parabenizar o homenageado e acrescentou: “A importância da agricultura hoje no Brasil é ímpar”.
Na mesma linha, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos Gomes da Cruz, exaltou o compromisso de Idelson com o setor: “Ser agricultor é mais do que produzir alimento, é resistir, inovar e acreditar no amanhã, mesmo diante das adversidades”.
O presidente da Câmara, Wallace Bruno, também parabenizou Idelson e sua família, reforçando a importância dos produtores rurais para o país: “O Brasil precisa do agricultor”.
Casado com Luciana Santiago e pai de Isabella e Davi, o homenageado da noite acredita que “o campo não é só trabalho”. “É também responsabilidade com as futuras gerações. A terra nos dá tudo, e devemos cuidar dela com o mesmo carinho que cuidamos de nossa família”, costuma dizer Idelson.
Mais fotos, aqui
Autoria - Imprensa/Câmara
Mais Notícias
-
25 Jun 2026Mirelle defende fortalecimento da saúde mental e ampliação de ações preventivas em Pirassununga
Vereadora indicou também campanhas permanentes para conscientização e diagnóstico precoce do diabetes infantil no município
-
25 Jun 2026Caridade pede reparo na iluminação da Praça do Jardim das LaranjeirasVereador solicitou também operação tapa-buracos em cruzamento da região central
-
25 Jun 2026Carlinhos solicita instalação de lombofaixas em frente a escolas do município
Vereador pediu também limpeza de área na Rua 7 de Setembro e operação tapa-buraco no Jardim Ferrarezzi
-
24 Jun 2026Luciana propõe lei para ampliar transparência em imóveis alugados pela prefeituraVereadora apresentou também votos de congratulações pelos 50 anos da Diocese de Limeira e pelas celebrações de Corpus Christi nas paróquias do município
-
24 Jun 2026Gigio pede esclarecimentos sobre encerramento de projeto de judô em escola municipal
Vereador quer informações sobre recursos investidos e futuro da iniciativa que atendia cerca de 100 crianças na Zuleika Velloso