Cabeçalho site
Câmara Pirassununga

Câmara realiza audiências públicas de Finanças e Saúde para prestação de contas do 1º quadrimestre

Secretários de cada pasta falaram sobre arrecadação, execução orçamentária e investimentos na saúde

Publicado - 2 Junho 2026
Câmara realiza audiências públicas de Finanças e Saúde para prestação de contas do 1º quadrimestre

Secretários de cada pasta falaram sobre arrecadação, execução orçamentária e investimentos na saúde

A Câmara realizou, na semana passada, duas audiências públicas para apresentação e análise dos relatórios referentes ao primeiro quadrimestre de 2026. Os encontros, realizados nos dias 25 e 26 de maio, abordaram, respectivamente, a execução financeira do município e a aplicação de recursos na área da saúde.

A primeira audiência teve a presença do secretário Cláudio Raimundo, que apresentou a análise do montante e das fontes de recursos relativos ao período de janeiro a abril deste ano. Durante a exposição, foram detalhados os números da execução orçamentária consolidada da prefeitura e do Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga (Saep) até 30 de abril.

Segundo os dados apresentados, a previsão orçamentária para 2026 é de R$ 477.165.478,44. Até o encerramento do quadrimestre, a arrecadação alcançou R$ 161.396.829,33, equivalente a 33,82% do valor estimado para o ano. Considerando a receita arrecadada e a despesa liquidada de R$ 115.753.580,28, o resultado orçamentário do período apresentou superávit de R$ 45.643.249,05.

O secretário também destacou o pagamento de precatórios de pequeno e grande valor, que totalizou R$ 674.335,77 no quadrimestre. Outro tema abordado foi a evolução da Receita Corrente Líquida (RCL), que registrou aumento no mês de março em razão da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, foram apresentados os valores destinados às áreas de saúde e educação.

No dia seguinte, a Câmara sediou a audiência pública da Saúde, com a participação da secretária Solange Martins e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Elisa Fonseca. Na ocasião, foram apresentados dados referentes aos recursos aplicados no sistema municipal de saúde durante o mesmo período.

Entre os temas abordados estiveram os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), as atividades desenvolvidas pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM), a assistência farmacêutica, a realização de exames laboratoriais, os serviços prestados pelo Serviço de Ambulância Municipal (SAM) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros indicadores e ações da rede municipal. Após as apresentações, em ambas as audiências, a palavra foi aberta aos vereadores, que realizaram questionamentos e solicitaram esclarecimentos sobre assuntos de cada pasta.  

Autoria - Imprensa/Câmara

Mais Notícias


Ver mais →