O vereador Carlos Luiz de Deus (MDB), o Carlinhos de Deus, apresentou nesta semana um anteprojeto de lei propondo estender o direito à alimentação escolar – atualmente garantido apenas aos estudantes – também aos professores e demais profissionais da educação em exercício nas escolas da rede municipal de ensino.
Pelo texto, que é uma sugestão de projeto de lei ao Executivo, os servidores poderão consumir as refeições oferecidas nas unidades escolares durante o período letivo, dentro dos programas municipais de alimentação escolar. O projeto destaca que essa medida não implicará custos adicionais para os profissionais, nem afetará benefícios já concedidos, como vale-alimentação ou auxílio-refeição.
O anteprojeto também estabelece que a prioridade continuará sendo o atendimento aos alunos, mas prevê que os professores e servidores poderão fazer suas refeições no mesmo local e, sempre que possível, junto aos estudantes, com o objetivo de promover integração, convivência e práticas educativas em torno da alimentação.
Segundo Carlinhos, a proposta busca reconhecer o papel dos profissionais da educação no ambiente escolar e valorizar aqueles que permanecem longos períodos em atividade dentro das escolas. “A partilha da alimentação é uma forma de fortalecer vínculos, promover a inclusão e ampliar o diálogo entre todos os membros da comunidade escolar”, justificou.
O texto se inspira em discussões nacionais sobre o tema. Em outubro deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei nº 6268/2019, que trata do fornecimento de alimentação escolar também a professores e servidores da educação básica. O vereador argumenta que a aprovação da medida em nível federal reforça a legitimidade de sua adoção nos municípios.
Autoria - Imprensa/Câmara
Mais Notícias
-
10 Jun 2026Wellington solicita troca da iluminação por LED na Vila Santa Fé
Vereador também pediu melhorias no transporte coletivo da Zona Norte, recapeamento no Jardim das Laranjeiras e reforço na segurança de escola municipal
-
10 Jun 2026Carlinhos propõe melhorias em creche do Jardim Treviso
Vereador solicitou também limpeza e roçagem em toda a extensão de ciclovia do bairro Terrazul
-
9 Jun 2026Mirelle defende criação de vagas exclusivas para transporte escolar no entorno do Colégio Helena
Vereadora solicitou também operação tapa-buracos em ruas dos bairros Jardim Veneza e Jardim Morumbi
-
2 Jun 2026Câmara realiza audiências públicas de Finanças e Saúde para prestação de contas do 1º quadrimestre
Secretários de cada pasta falaram sobre arrecadação, execução orçamentária e investimentos na saúde
-
2 Jun 2026Câmara inicia atividades do Parlamento Jovem com alunos do Colégio RM de Educação
Programa instituído por meio de resolução tem objetivo de aproximar estudantes do funcionamento do Poder Legislativo