Em reunião na Câmara, moradores pedem reabertura do PAM da zona norte

Publicado em (29/05/2019 - 13h26)
Encontro realizado na última segunda-feira (27) reuniu vereadores e secretários municipais Imprensa/Câmara Encontro realizado na última segunda-feira (27) reuniu vereadores e secretários municipais

A Câmara de Pirassununga realizou, na noite da última segunda-feira (27), uma reunião no plenário da Casa, para discutir a reabertura do Posto de Atendimento Médico (PAM) Francisco Belloni, na zona norte da cidade.

Aberta ao público, a reunião teve a presença dos vereadores e secretários municipais Edgar Saggioratto (saúde), José Salvador Fusca Machado (Obras e Serviços) e Antonio Carlos Félix dos Santos (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), além do representante do Conselho Municipal de Saúde, Paulo de Tarso Del Santo Devitte.

De acordo com o secretário de Saúde, a intenção da prefeitura é reformar o posto de atendimento médico. “Estamos na fase de elaboração do projeto. Vamos arrumar recursos, peço até aos vereadores que nos ajudem, como sempre nos ajudaram. [É] esperar o dinheiro chegar, para que a gente possa fazer uma reforma grande, porque nós pretendemos montar ali uma grande unidade de saúde com médicos o dia todo”, falou Saggioratto .

A declaração do secretário, contudo, não agradou ao gerente de manutenção José Alves Pereira, que estava na plateia representando uma parcela daqueles que dependem dos serviços oferecidos pelo PAM.

“É com muita tristeza que a gente vai embora hoje daqui sem uma definição do nosso PAM. É com muita tristeza que eu vou ter que passar isso para o nosso povo lá na zona norte, porque eles não estão aqui, mas estão cientes do que está acontecendo", disse.

Pereira alertou ainda os vereadores sobre a necessidade de se realizar previamente estudos que avaliem o impacto da criação de novos bairros na cidade. “Quando for criar um bairro, já estuda antes [questões envolvendo] escola, saúde, segurança. Pensem nisso. O povo que está lá é pobre, mas é um povo trabalhador, [que] paga imposto direitinho. Pode até atrasar, mas paga", disse.

A reunião desta segunda foi solicitada através de requerimento pelo vereador Wallace Ananias de Freitas Bruno. No documento, o vereador afirma que, após ter questionado a administração sobre a reabertura do PAM, recebeu a informação de que “ainda não há previsão para início das obras, nem se [ela] será executada com recursos próprios ou de convênios”.

De acordo com Wallace, a transferência da equipe do PAM para o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Pinheiro, acordada através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a municipalidade e a Justiça do Trabalho em 2016, trouxe dificuldades para quem mora naquela região.

“Nós esperávamos que o projeto já estivesse pronto. Os moradores precisam que seja resolvida a questão do médico, principalmente no período noturno, já que tinha isso lá. Faz uma falta tremenda, porque tem muita gente que não tem uma bicicleta às vezes para ir [a outros locais]”, disse o vereador.