Na semana passada, a vereadora Mirelle Bueno (PDT) apresentou um pedido de informações ao Executivo solicitando dados sobre o processo de licitação do transporte público urbano. O pedido, segundo ela, tem como objetivo assegurar a transparência e a legalidade na contratação de um serviço considerado essencial à população.
Entre os questionamentos encaminhados ao Executivo, destacam-se: se o processo licitatório já foi iniciado e, em caso afirmativo, o número do processo administrativo correspondente; quais os prazos previstos para cada etapa da licitação; qual legislação municipal rege o transporte coletivo; e se há estudos técnicos, planos de mobilidade urbana ou pareceres jurídicos que justifiquem o modelo adotado.
Outro ponto abordado são as possíveis melhorias previstas no serviço, como a renovação da frota, a realização de uma nova licitação e ajustes tarifários, bem como mudanças nos horários de funcionamento dos ônibus.
A propositura da vereadora tem como base diversas legislações federais, entre as quais a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), a antiga e a nova Lei de Licitações (Leis nº 8.666/1993 e nº 14.133/2021), além da Lei de Concessões (Lei nº 8.987/1995). O artigo 30 da Constituição Federal, que atribui aos municípios a responsabilidade pela organização e prestação dos serviços públicos locais, também é citado.
“O transporte coletivo urbano impacta diretamente áreas como saúde, educação, trabalho e qualidade de vida, sobretudo das camadas mais vulneráveis da população”, registrou Mirelle.
Autoria - Imprensa/Câmara
Mais Notícias
-
10 Jun 2026Wellington solicita troca da iluminação por LED na Vila Santa Fé
Vereador também pediu melhorias no transporte coletivo da Zona Norte, recapeamento no Jardim das Laranjeiras e reforço na segurança de escola municipal
-
10 Jun 2026Carlinhos propõe melhorias em creche do Jardim Treviso
Vereador solicitou também limpeza e roçagem em toda a extensão de ciclovia do bairro Terrazul
-
9 Jun 2026Mirelle defende criação de vagas exclusivas para transporte escolar no entorno do Colégio Helena
Vereadora solicitou também operação tapa-buracos em ruas dos bairros Jardim Veneza e Jardim Morumbi
-
2 Jun 2026Câmara realiza audiências públicas de Finanças e Saúde para prestação de contas do 1º quadrimestre
Secretários de cada pasta falaram sobre arrecadação, execução orçamentária e investimentos na saúde
-
2 Jun 2026Câmara inicia atividades do Parlamento Jovem com alunos do Colégio RM de Educação
Programa instituído por meio de resolução tem objetivo de aproximar estudantes do funcionamento do Poder Legislativo