Encontro ocorrido na Câmara na última segunda-feira (9) teve a presença de vereadores e secretários municipais
A Câmara de Pirassununga realizou, na noite da última segunda-feira (9), uma reunião para discutir a implantação do Polo Industrial da Vila Santa Fé, um projeto considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região. A iniciativa da reunião partiu do vereador Carlos Luiz de Deus, o Carlinhos, por meio do requerimento nº 241/2025.
Conduzida pelo presidente da Câmara, Wallace Bruno, a reunião contou com a presença dos secretários municipais Fausto Victorelli Júnior (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Luís Carlos Martins (Comércio e Indústria) e do engenheiro agrimensor da prefeitura, Aurélio Palaveri Zamaro.
O vereador Carlinhos frisou a demora na finalização do processo administrativo nº 100/2023, que trata da implantação do Polo Industrial. “Está atrasando tanto o desenvolvimento da Santa Fé como da Cachoeira de Emas. No ano passado, quando fizemos uma reunião com o ex-prefeito, havia cerca de quarenta empresários dispostos a investir lá. A gente precisa de emprego”, reforçou.
Segundo o engenheiro Aurélio Zamaro, o projeto está atualmente na etapa de desmembramento das áreas industriais. Para isso, a prefeitura precisa concluir o cadastramento digital no site do Operador Nacional do Registro (ONR), conforme orientação do cartório local. O processo tramita sob o nº 1802/2025 e aguarda conclusão dentro da administração municipal. “Finalizando o cadastro, é só protocolar, pois todos os documentos digitais devem ser enviados apenas pelo site”, explicou.
O secretário Fausto Victorelli afirmou que a equipe está se empenhando para cumprir todas as exigências legais no menor tempo possível. “Temos responsabilidade com isso e vamos fazer dentro dos prazos permitidos”, disse.
O vereador Wellington Cintra, por sua vez, destacou o impacto social que o Polo pode ter para os moradores da região. “Vai ser um marco no bairro Santa Fé. Muita gente não é contratada aqui na cidade porque mora lá, e os empregadores têm receio de problemas com transporte.”
Durante a reunião, o secretário Luís Carlos Martins sugeriu uma atualização na legislação de incentivos fiscais para atrair empresas ao município. “Não é só o espaço físico. Precisamos de instrumentos que estimulem os empresários a se instalarem aqui”, afirmou. Os vereadores apoiaram e sugeriram que o Executivo envie à Câmara uma proposta de atualização dessa legislação.
Autoria - Imprensa/Câmara
Mais Notícias
-
23 Out 2026Câmara homenageia profissionais da educação durante ato solene
Solenidade reconheceu 78 professores e três monitores escolares de Pirassununga pelos serviços prestados à educação
-
22 Out 2026Câmara rejeita vetos do Executivo a projetos sobre proteção animal e censo de animais domésticos
Vereadores também aprovaram propostas sobre alfabetização na rede municipal e isenção de ITBI para empreendimento habitacional
-
16 Out 2026Câmara mantém veto à vacinação escolar e derruba vetos sobre limpeza urbana e transparência
Vereadores também aprovaram em primeira discussão proposta que institui o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal
-
9 Out 2026Câmara promove seminário sobre prevenção ao câncer de mama
Na esteira do Outubro Rosa, atividade da Escola do Legislativo abordou, entre outros assuntos, hábitos saudáveis e saúde emocional
-
7 Out 2026Câmara homenageia Olga Batistella e Ciro Berbes com o diploma Cidadão CentenárioHonraria reconhece aqueles com 100 anos ou mais e destaca suas trajetórias e contribuições à comunidade