A Câmara Municipal de Pirassununga realizou, na noite de terça-feira (7), a primeira sessão ordinária do ano, com a aprovação em regime de urgência de nove projetos de lei do Executivo e a eleição das sete comissões permanentes da Casa e de seu corregedor.
A Comissão de Justiça, Legislação e Redação será formada pelos vereadores Edson Sidinei Vick (PROS), Natal Furlan (PSDB) e Jose Antonio Camargo de Castro (PSDB). Já a Comissão de Finanças, Orçamento e Lavoura terá, além de Furlan, os vereadores Paulo Sergio Soares da Silva (DEM), o Paulinho do Mercado, e Jeferson Ricardo do Couto (PMDB).
O vereador Jeferson também fará parte da Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social, ao lado dos vereadores Paulo Eduardo Caetano Rosa (PSD) e Vitor Naressi Netto (PMDB). A Comissão de Urbanismo, Obras e Serviço Público será composta pelos vereadores Wallace Ananias de Freitas Bruno (PPS), Paulinho do Mercado e Jeferson Couto.
A vereadora Luciana Batista (PROS) vai participar de duas comissões. Na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, ela terá entre seus pares os vereadores Furlan e Paulinho do Mercado. Na Comissão de Defesa do Consumidor, ela dividirá os trabalhos com os vereadores Paulo Rosa e Vick.
Por fim, os vereadores Wallace, Vitor Naressi e José Castro vão integrar a Comissão da Agricultura e Meio Ambiente.
Com três integrantes cada, as comissões são formadas pelo presidente, relator e membro. Têm mandato de um ano e buscam seguir a proporcionalidade partidária da Casa. Costumam se manifestar emitindo pareceres sobre determinados assuntos, antes de eles serem levados ao plenário.
Ainda durante a sessão, ficou definido o nome do vereador Natal Furlan para o cargo de corregedor da câmara nos próximos dois anos. Ele teve oito votos da Casa.
Entidades - Entre as matérias na ordem do dia, os vereadores aprovaram em caráter de urgência nove projetos de lei, sete deles autorizando o Executivo a conceder subvenção a diversas entidades da cidade, entre as quais o Grupo de Apoio aos Doentes de Aids de Pirassununga (GAAP), o Lar de Transição Casa da Fraternidade, o Asilo de Velhice e Mendicidade Nossa Senhora de Fátima, o Grupo de Amor-Exigente de Pirassununga (GAEP), a Casa de São Vicente Obra Unida a Sociedade São Vicente de Paulo.
O projeto de lei nº 06/2017 celebra convênio com a Associação Beneficente Alda Miranda Matheus (AMMA), no valor anual de cerca de R$ 100 mil, para o atendimento de ao menos 30 adolescentes em atividades variadas. Já o projeto de lei nº 07/2017 firma convênio com o Lar de Transição Casa da Fraternidade, no valor anual de R$ 22 mil, provenientes da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, para execução do Programa Estadual de Proteção Social Básica e Especial.