Câmara promove reunião comemorativa à Semana Municipal de Esclerose Múltipla

Publicado em (30/08/2017 - 14h54)
Encontro teve a participação da Arpem Imprensa/Câmara Encontro teve a participação da Arpem

A Câmara Municipal de Pirassununga realizou, na noite desta terça-feira (29), no Plenário “Dr. Fernando Costa”, reunião comemorativa à Semana Municipal de Esclerose Múltipla, com a participação da Arpem (Associação Regional Pirassununguense de Esclerose Múltipla). O encontro faz parte das comemorações do Agosto Laranja, quando é celebrado, no dia 30 deste mês, o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla.

Compuseram a mesa da reunião o presidente da Câmara, vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho (PSDB), o Leo, a secretária municipal de Direitos Humanos, Maria Priscila Sampaio de Souza, que representou o prefeito Ademir Lindo, e a presidente da Arpem, Patricia Fernandes.

A abertura do evento teve a apresentação do Coral Patuscada, do Conservatório Municipal Cacilda Becker, que, sob a regência de Osny Fonseca Júnior, entoaram alguns clássicos da música brasileira, além da canção que representa a Arpem, Faça Valer, do compositor Rubens Nobre.

“Não é à toa que a gente trouxe o Coral Patuscada. A gente quis começar a noite mostrando para todo mundo que é possível fazer valer a pena. Eu e meus companheiros não podemos mudar o diagnóstico, porém a gente consegue mudar a maneira de olhar para essa doença. Independente do que nos acomete, a escolha é nossa de colocar o foco no positivo”, disse Patricia.

Doença crônica e autoimune do sistema nervoso central que afeta o cérebro e a medula espinhal interferindo no controle de funções do organismo como enxergar, caminhar e falar, a esclerose múltipla acomete cerca de 2 milhões e meio de pessoas em todo o mundo – no Brasil, são mais de 25 mil, sendo a doença do sistema nervoso central mais comum entre adultos jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

“Quando nós recebemos esse diagnóstico, sabemos que não tem como melhorar. Pelo contrário, nós temos consciência de que dia após dia nossas funções estão sendo comprometidas”, falou Patricia, acrescentando: “Por isso é de imensa importância cada apoio, cada sorriso, cada abraço, cada incentivo que a gente recebe, não há nada mais importante que você possa fazer para um paciente de esclerose múltipla do que respeitá-lo e, para isso, você precisa conhecer o que ele vive”.

A secretária dos Direitos Humanos, Maria Priscila, parabenizou a Arpem pelo trabalho realizado e pela forma positiva como seus integrantes enfrentam a vida. “Apesar de tudo, apesar desses tempos bicudos em que a gente vive, eles têm a preocupação em levar conscientização e apoiar as demais pessoas”, afirmou.

Em discurso de encerramento, o presidente da Câmara, vereador Leo, agradeceu a Arpem por levar essa mensagem de força e coragem a todos aqueles que sofrem de alguma doença. “Acredito que, com amor e responsabilidade, a gente tem condições de tocar o coração das pessoas e de mudar a vida delas”, disse Leo, autor do projeto de lei nº 137, de 2013, que instituiu em Pirassununga a Semana Municipal de Esclerose Múltipla.

É possível visualizar mais fotos da reunião aqui.