Projeto de lei que institui Janeiro Roxo no município é aprovado em primeira discussão

Publicado em (20/02/2019 - 16h40)
De autoria do vereador Zé Castro, proposta trata da conscientização sobre a hanseníase Imprensa/Câmara De autoria do vereador Zé Castro, proposta trata da conscientização sobre a hanseníase

O projeto de lei nº 05/2019, de autoria do vereador José Antonio Camargo de Castro (PSDB), o Zé Castro, que institui em Pirassununga o mês do Janeiro Roxo dedicado à conscientização sobre a hanseníase, foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária de ontem (19).

A proposta tem como objetivo orientar a população sobre as causas, os sintomas e o tratamento da doença. “A enfermidade ainda é alvo de muita hostilidade, o que acaba dificultando o diagnóstico e a cura”, disse o vereador, em discurso durante a sessão.

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é caracterizada pelo comprometimento dos nervos periféricos, com a perda e a alteração da sensibilidade cutânea térmica, o que pode gerar incapacidades físicas permanentes, principalmente em mãos, pés e olhos. O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos da doença, atrás apenas da Índia. Por ano, são registradas aqui perto de 30 mil novas ocorrências.

“Esse projeto de lei, portanto, busca garantir o direito social à saúde, contribuindo para a conscientização sobre um assunto que ainda é carregado de preconceitos”, completou o vereador.

O projeto de lei segue agora para segunda discussão, que deverá ocorrer durante a próxima sessão ordinária.