Logotipo Câmara Municipal de Pirassununga
Menu Principal
Início > Notícias > Sandra Vadalá pede Projeto Residência Inclusiva em Pirassununga

Sandra Vadalá pede Projeto Residência Inclusiva em Pirassununga

Publicado em (27/03/2025 - 09h53)
Requerimento da vereadora foi encaminhado nesta semana ao governador Tarcísio de Freitas Imprensa/Câmara Requerimento da vereadora foi encaminhado nesta semana ao governador Tarcísio de Freitas

A vereadora Sandra Vadalá (Pode) apresentou nesta semana uma moção de apelo que visa à implantação do Projeto Residência Inclusiva em Pirassununga, voltado para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. O requerimento foi encaminhado ao governador Tarcísio de Freitas e à secretaria estadual de Desenvolvimento Social, com cópia também enviada à secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pirassununga.

O projeto em questão tem como público-alvo jovens e adultos com deficiência intelectual, física, auditiva, visual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de 18 anos de idade. A proposta, que se destina prioritariamente aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), busca atender aqueles que não possuem condições de autossustentabilidade ou de apoio familiar.

“Esse projeto se diferencia dos tradicionais abrigos e albergues por oferecer um ambiente mais próximo de uma residência familiar, com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e terapeutas, oferecendo apoio integral aos atendidos. O objetivo principal é garantir a inclusão desses indivíduos no convívio comunitário, evitando o isolamento e a segregação social”, explicou Sandra.

Além da moção de apelo, a vereadora apresentou também uma indicação ao prefeito para a adoção de medidas que visem à economia e ao uso racional da água. Ela sugeriu a troca de torneiras convencionais por modelos com dispositivos de fechamento automático nas escolas municipais e prédios públicos. Outra indicação de sua autoria visa à capacitação profissional de cuidadores. A proposta busca qualificar profissionais que atuam no cuidado de crianças com deficiência, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Já em requerimentos de congratulações apresentados nesta semana, a vereadora parabenizou os dentistas pelo Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado no dia 20 de março, e também o Colégio John Kennedy, que completa 54 anos de atuação na cidade.

Autoria: Imprensa/Câmara