Projeto de lei de autoria do vereador Jeferson Couto é aprovado durante sessão

Publicado em (22/05/2017 - 15h18)
Jeferson: projeto regulamenta, reconhece e protege o Cão Comunitário Imprensa/Câmara Jeferson: projeto regulamenta, reconhece e protege o Cão Comunitário

Os vereadores aprovaram em segunda discussão, durante sessão ordinária da última semana, o projeto de lei nº 57/2017, de autoria do vereador Jeferson Ricardo do Couto (PMDB), que regulamenta, reconhece e protege o Cão Comunitário.

De acordo com o texto, o animal tido como comunitário, ou seja, que estabelece vínculos com uma comunidade embora não possua responsável único e definido, será recolhido para esterilização e registro e, após identificação,  devolvido a seu local de origem. Os cuidadores do animal serão responsáveis, entre outras coisas, pela instalação de casinhas de abrigo e pelo fornecimento de ração e água ao animal.

Segundo a justificativa do projeto, embora a lei nº 4390, de maio de 2013, tenha instituído o Programa de Controle de Natalidade de Animais Domésticos no município, é necessário criar medidas para evitar que o número de cães abandonados na cidade aumente. “Com o reconhecimento do ‘cão comunitário’, a sociedade poderá acompanhar de perto questões relacionadas à qualidade de vida e ao controle populacional desses cães não domiciliados”, diz Jeferson. O projeto segue agora para sanção do Executivo.

Segundo Tempo – Em indicação, o vereador pede ao prefeito Ademir Lindo que inscreva Pirassununga no Programa Segundo Tempo (PST), desenvolvido pela secretaria nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, que tem como propósito democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional.

Segundo Jeferson, para receber verbas do programa, é necessário que o município faça a inscrição até 12 de junho. “Não podemos perder essa oportunidade”, disse o vereador, que, em outras duas proposituras, reivindica a construção de duas praças – uma para o Jardim Veneza e outra na Vila Belmiro.