Questão ambiental em Pirassununga preocupa Paulo Rosa

Publicado em (07/06/2019 - 16h43)
Fala do vereador ocorre na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente Imprensa/Câmara Fala do vereador ocorre na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente

O vereador Paulo Rosa (PSD) ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta segunda-feira (3) para pedir mais atenção do Executivo para as questões ambientais que envolvem o município.

O pedido do vereador ocorre na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). “Infelizmente, em Pirassununga, a gente não tem muito o que comemorar de meio ambiente nos últimos tempos, em especial nesse último ano”, disse.

Um dos membros da Comissão de Agricultura, Meio Ambiente e Bem Estar Social na Câmara, Paulo Rosa se referia, por exemplo, ao fechamento do Pátio II em abril deste ano, após determinação judicial.

“Sabemos que ali não é local de armazenamento de resíduos. Porém, foi se fazendo esse descarte irregular ali durante muito tempo. E, pelo que eu vejo, foi até um alívio para a administração municipal o fechamento do Pátio II. Isso é muito triste quando a gente avalia que não está se fazendo nada de concreto para que o problema seja resolvido”, afirmou.

O vereador lamentou a ausência no município de parcerias público-privadas que visam à conscientização sobre a importância do tema. “Nós não temos um trabalho com as nossas crianças [nessa área]. São seis mil alunos na rede municipal, fora as da rede particular, e a gente podia fazer um projeto no começo do ano levando essa conscientização para dentro das escolas, com a capacitação dos nossos professores, juntando o comércio local, para que o comércio de repente distribua alguma premiação para as escolas que fazem mais reciclagem”, sugeriu.

Nesta semana, Paulo Rosa fez ainda uma indicação propondo ao Executivo a revisão do Guia de Arborização do Município e a criação de campanhas para informar a população sobre as espécies adequadas para plantio em calçadas.

Para o vereador, “é essencial que a escolha seja realizada de forma correta e planejada, visto que o uso indevido das plantas pode acarretar em problemas futuros, tais como o desgaste do solo”.