Vereadores lamentaram paralisação de serviços à população idosa por falta de repasses
O fechamento do Centro Dia do Idoso (CDI) de Pirassununga devido à falta de repasses da prefeitura repercutiu entre os vereadores durante a sessão ordinária desta segunda-feira (14).
De acordo com documento enviado à Câmara pelo advogado Marcos Leonardo Rozin, que representa Associação Beneficente Instituto Vida Renovada (IVR), a parceria entre a entidade e o município terminou no final de abril. Apesar de a instituição ter vencido o novo chamamento público e apresentado os documentos e o plano de trabalho exigidos, não houve, segundo Rozin, devolutiva oficial por parte da prefeitura e os repasses financeiros foram suspensos há dois meses. Com isso, a entidade anunciou a interrupção dos serviços até a regularização contratual.
A situação foi criticada pelos edis. O vereador Wellington Cintra foi um dos primeiros a falar: “Uma instituição tão necessária, que funciona como uma verdadeira creche para os nossos idosos, foi obrigada a fechar por falta de repasses. Isso é grave”, afirmou.
Leandro Del Tedesco, o Gigio, criticou a demora na resolução do problema: “O que me deixa mais indignado é que se espera as coisas chegarem ao fim para depois tomar alguma ação”.
“Isso se chama incompetência”, reagiu a vereadora Sandra Vadalá. “Me desculpem, mas incompetência de chegar ao ponto de fechar uma creche do idoso.” Já o presidente da Câmara, Wallace Bruno, observou: “Qualquer governo do planeta que não trabalha e não olha para os mais carentes e humildes não é digno de governar”.
Ao final da sessão, o vereador Fabrício Lubrechet trouxe a versão da prefeitura após conversar com o secretário responsável. Segundo ele, o fechamento foi consequência da necessidade de adequar a fonte de pagamento do serviço, que passará da fonte 1 (recursos próprios) para a fonte 2 (recursos estaduais), exigindo um novo plano de trabalho. “O secretário me disse que o novo contrato está caminhando para que o serviço seja retomado”, contou.
Autoria - Imprensa/Câmara
Mais Notícias
-
29 Out 2026Câmara entrega diploma Servidor Municipal do Ano a quatro profissionais
Homenagem reconheceu servidores indicados pela Prefeitura, pelo Saep, pelo Sindicato dos Servidores Municipais e pelo Legislativo de Pirassununga
-
28 Out 2026Câmara obtém decisão judicial que dá 30 dias para Executivo analisar emendas impositivas"O que foi colocado na decisão foi exatamente o que a gente vinha tentando em parceria [com o Executivo]”, afirmou o presidente da Câmara, Wallace Bruno
-
28 Out 2026Vereadores questionam quantidade de vetos do Executivo a projetos da Câmara
Vetos da prefeitura a propostas sobre capacitação para identificar sinais de violência infantil e implantação de QR Codes nos pontos de ônibus foram derrubados
-
23 Out 2026Câmara homenageia profissionais da educação durante ato solene
Solenidade reconheceu 78 professores e três monitores escolares de Pirassununga pelos serviços prestados à educação
-
22 Out 2026Câmara rejeita vetos do Executivo a projetos sobre proteção animal e censo de animais domésticos
Vereadores também aprovaram propostas sobre alfabetização na rede municipal e isenção de ITBI para empreendimento habitacional