Projeto que cria Dia de Combate ao Feminicídio é aprovado

Publicado em (29/05/2024 - 10h06)

Foi aprovado em regime de urgência, na semana passada, o projeto de lei nº 97/2024, de autoria da vereadora Mirelle Bueno, que institui em Pirassununga o Dia de Combate ao Feminicídio – Grazieli Lima de Almeida, em homenagem à moradora da cidade vítima de feminicídio em 2022.

Pelo texto aprovado, caberá ao município desenvolver políticas que garantam o direito das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares, na tentativa de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Realizada anualmente no dia 20 de julho, a data deverá ter atividades de conscientização sobre a importância do combate ao feminicídio e demais violências praticadas contra a mulher.

“Uma das formas mais cruéis de violência de gênero, o feminicídio é uma realidade alarmante e persistente em nossa sociedade. Vale ressaltar que o Brasil está entre os países com maior índice de homicídios contra as mulheres”, registrou Mirelle, em justificativa ao projeto.

Sobre Grazieli, a vereadora acrescentou: “A luta da família, agora, é para que história dela sirva de alerta a mulheres que estão vivendo relacionamentos abusivos e não sabem identificá-los”.