Projeto de lei da vereadora Luciana do Léssio que obriga escolas a terem curso de primeiros socorros é aprovado na Câmara

Publicado em (08/11/2019 - 16h50)
Segundo proposta, escolas terão que oferecer uma vez por ano treinamento a todos os funcionários Imprensa/Câmara Segundo proposta, escolas terão que oferecer uma vez por ano treinamento a todos os funcionários

O projeto de lei nº 62/2019, de autoria da vereadora Luciana Batista (Pros), a Luciana do Léssio, que institui em Pirassununga a Lei Lucas obrigando escolas públicas e privadas a oferecerem cursos de primeiros socorros para funcionários e professores, foi aprovado em segunda discussão na Câmara na semana passada. A proposta segue agora para a sanção do Executivo.

De acordo com o projeto, as escolas terão que oferecer uma vez por ano treinamento com carga horária mínima de oito horas a todos os seus funcionários, de modo que eles possam, em situações de emergência, prestar atendimento às crianças até a chegada de ajuda médica.

Na justificativa do projeto, a vereadora Luciana menciona o caso do menino Lucas Begalli Zamora, de Campinas, que, em setembro de 2017, durante um passeio escolar, se engasgou com um pedaço de cachorro-quente servido na hora do lanche e morreu por asfixia mecânica.

“Para enfrentar o perigo iminente envolvendo crianças em situações como essa, que ocorre com muita frequência e muitas vezes com resultados trágicos, é que proponho a aprovação desse projeto de lei, que beneficiará as nossas crianças através da capacitação constante dos profissionais da área de ensino”, explicou.

Indicações – A vereadora encaminhou também diversas indicações ao Executivo. Em uma delas, Luciana cobrou a presença de varredores de rua em alguns bairros da cidade, em especial no Jardim das Laranjeiras, no São Valentim e em boa parte da zona norte. “Caso isso não seja possível, que pelo menos duas vezes por semana seja feita a limpeza com uma carreta, mantendo assim os bairros mais limpos”, sugeriu.

Em outras proposituras, a vereadora solicitou a manutenção do motor do portão da Guarda Civil Municipal e a instalação de ares-condicionados e ventiladores na Unidade de Saúde da Vila Santa Fé. “Segundo informações, há aparelhos de ar-condicionado e ventiladores encaixotados, aguardando instalação”, registrou a vereadora, que pediu ainda ao Executivo:

. Troca ou tratamento da areia do parquinho da Creche Municipal Oscar Augusto Guelli, no Jardim Bela Vista.

. Manutenção ou substituição dos brinquedos e bancos localizados na Praça Osires Barbosa de Carvalho, na Vila Santa Fé.

. Pintura da faixa de pedestre em frente ao Centro Paroquial Bom Jesus dos Aflito, na Rua General Osório, Centro.

Pedidos de informação – Além de questionar o motivo de a Perua Van do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estar atualmente parada, a vereadora pediu informações também sobre  a quantidade de veículos existentes hoje na frota da Guarda Civil Municipal. “Há denúncias de que não havia viaturas para serem usadas nas rondas e atividades institucionais”, relatou Luciana, que fez o pedido de informações com os vereadores Edson Sidinei Vick e Wallace Ananias.