Projeto que obriga cartazes com canais de denúncia também é aprovado em segunda discussão
Na sessão ordinária desta semana, os vereadores aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei nº 30/2025, de autoria da vereadora Luciana Batista, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, batizada de "Maio Laranja".
A iniciativa – a ser realizada anualmente na semana do dia 18 de maio (data nacionalmente dedicada à luta contra esse tipo de violência) – prevê a realização de campanhas educativas, rodas de conversa e ações informativas em escolas, unidades de saúde e demais espaços públicos.
A proposta se baseia no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na competência constitucional dos municípios de legislar sobre assuntos de interesse local. O objetivo é mobilizar a sociedade para a importância do tema, reforçando a conscientização sem gerar novos custos ao município. O projeto segue agora para segunda discussão.
Já o projeto de lei nº 27/2025, também de autoria da vereadora, foi aprovado em segunda discussão e torna obrigatória a afixação de cartazes com canais de denúncia de violência sexual contra crianças e adolescentes em diversos espaços públicos e privados da cidade, como escolas, postos de saúde, terminais de transporte, igrejas, centros comunitários e estabelecimentos comerciais.
Os cartazes deverão conter, no mínimo, o número do Disque 100 e os contatos do Conselho Tutelar local. De acordo com a justificativa da vereadora, a visibilidade dos canais de denúncia é uma ferramenta fundamental na luta contra a violência infantojuvenil e reforça o papel da cidade na rede de proteção às crianças e adolescentes.
Autoria - Imprensa/Câmara
Mais Notícias
-
23 Out 2026Câmara homenageia profissionais da educação durante ato solene
Solenidade reconheceu 78 professores e três monitores escolares de Pirassununga pelos serviços prestados à educação
-
22 Out 2026Câmara rejeita vetos do Executivo a projetos sobre proteção animal e censo de animais domésticos
Vereadores também aprovaram propostas sobre alfabetização na rede municipal e isenção de ITBI para empreendimento habitacional
-
16 Out 2026Câmara mantém veto à vacinação escolar e derruba vetos sobre limpeza urbana e transparência
Vereadores também aprovaram em primeira discussão proposta que institui o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal
-
9 Out 2026Câmara promove seminário sobre prevenção ao câncer de mama
Na esteira do Outubro Rosa, atividade da Escola do Legislativo abordou, entre outros assuntos, hábitos saudáveis e saúde emocional
-
7 Out 2026Câmara homenageia Olga Batistella e Ciro Berbes com o diploma Cidadão CentenárioHonraria reconhece aqueles com 100 anos ou mais e destaca suas trajetórias e contribuições à comunidade