Wellington apresenta anteprojeto de lei de criação do "kit alimentação saúde"

Publicado em (04/06/2024 - 15h28)

O vereador Wellington Cintra (Republicanos) apresentou, na semana passada, um anteprojeto de lei que cria no município o “kit alimentação saúde”. Sugestão de projeto de lei ao Executivo, a proposta concede o benefício a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam o transporte municipal para tratamento em outras cidades.

De acordo com anteprojeto, os kits deverão ser disponibilizados ainda durante o embarque, inclusive para quem estiver como acompanhante do paciente. Além disso, serão adaptados de acordo com a distância da viagem: um kit com quatro itens para trajetos de até 100 km, enquanto viagens superiores a essa distância incluirão dois kits por pessoa.

Um nutricionista da secretaria municipal de Saúde será responsável pela escolha dos alimentos, levando em consideração fatores como equilíbrio e adequação ao período e horário do deslocamento.

Sem custo aos pacientes, os kits serão financiados com recursos próprios da pasta da Saúde, segundo o anteprojeto, que prevê ainda a possibilidade de extensão do benefício para a secretaria municipal de Assistência Social.

Para Wellington, o projeto busca não apenas melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas também reforçar o compromisso de Pirassununga com políticas públicas que promovam a saúde, a dignidade e o bem-estar da população. “O paciente já está numa situação delicada, passando por um processo doloroso, então a gente precisa dar a ele dignidade”, disse o vereador, durante sessão ordinária.